Este trabalho faz parte das atividades realizadas
por mim no curso de 100hs de Tecnologias na Educação.
Plano de Aula.
Grau do Substantivo: Aumentativo e Diminutivo.
Autor: Glauscy Pablicia Farias de Souza
Modalidade/ Nível de Ensino: Ensino Fundamental/
Anos Iniciais.
Componente Curricular: Língua Portuguesa.
Tema: Gramática
Duração das atividades: 02 aulas.
Dados da Aula:
Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de :
- Identificar e classificar os substantivos quanto o grau;
- Reconhecer o emprego adequado de aumentativo e diminutivo nas diferentes situações da língua;
- Resolver atividades utilizando palavras no aumentativo e diminutivo;
- Conhecer os significados afetivos na utilização do aumentativo ou diminutivo.
- Conhecer os significados afetivos na utilização do aumentativo ou do diminutivo;
Pŕe – requisitos dos
alunos:
Ser alfabetizado.
Estratégias e
recursos da aula
Atividade 1
Nesse poema há palavras escritas no diminutivo e
no aumentativo permitindo o estudo do grau do substantivo.
Beijo, Beijinho, Beijão
Beijo, beijo, beijo, beijo,
Beijinho,
beijão
Todo dia
tem um beijo na televisão.
O galã
beija a mocinha,
a
netinha, o vovô.
A mamãe
beija o bebê bem lá no popô.
Beijo, um
beijo, também desejar.
Tem um
beijo estalado,
o beijo
tão bom.
Tem o
beijo bitoquinha,
o beijo
beijão.
Tem o
beijo de cinema, o beijo de amor.
Tem o
beijo do amigo, o beijo de dor.
Será que
tem beijo ruim?
Não sei.
Mas
também tem beijo bem bom.
Bem bom.
Beijo,
beijo, beijoqueiro.
Beijo,
beijo, beijo, beijo.
Beijo ,
beijar é tão bom.
...
Fonte: Cd. Carrosel, MANOELA, Larrisa.
Beijo, beijinho, beijão. São Paulo: 2012.
2ª Atividade:
1 - Leitura e interpretação do texto. Após a
leitura com os alunos, peça para analisar os versos para a
interpretação do poema:
a) Qual mé o título do poema?
R= Beijo, beijinho, beijão
b) Segundo o poema o que tem todo dia na
televisão?
R= Tem um beijo
c) Aonde a mamãe beija o bebê?
R= Lá no popô.
d) Analisando o poema quais palavras terminaram
com “ão”?
R= Beijão,televisão, tão.
e) Das palavras que terminam em “ão”quais não
estão no aumentativo?
R=Televisão e tão.
f) No poema existe uma pergunta . Qual é esta?
R= Será que tem beijo ruim.
g) Quais as palavras terminam em inho/inha?
R= Beijinho,
mocinha,netinha e bitoquinha.
h) No poema o que quer
dizer beijo bitoquinha?
R=Um pequeno beijo.
2 – Pinte de azul
as palavras em diminutivo e vermelho
as palavras encontradas no poema.
Beijo, Beijinho, Beijão
Beijo, beijo, beijo, beijo,
Beijinho,
beijão
Todo dia
tem um beijo na televisão.
O galã
beija a mocinha,
a
netinha, o vovô.
A mamãe
beija o bebê bem lá no popô.
Beijo, um
beijo, também desejar.
Tem um
beijo estalado,
o beijo
tão bom.
Tem o
beijo bitoquinha,
o beijo
beijão.
Tem o
beijo de cinema, o beijo de amor.
Tem o
beijo do amigo, o beijo de dor.
Será que
tem beijo ruim?
Não sei.
Mas
também tem beijo bem bom.
Bem bom.
Beijo,
beijo, beijoqueiro.
Beijo,
beijo, beijo, beijo.
Beijo ,
beijar é tão bom.
…
Conteúdo
Já sabemos que Substantivo é toda
a palavra que designa ser, coisa ou substância.
Que ele pode ser simples e composto. Próprio e
comum. Primitivo e derivado. Agora vamos estudar os graus.
Graus
É a possibilidade de indicar o tamanho do ser que
nomeia.
Os substantivos podem estar em três graus:normal
aumentativo diminutivo
As variações de grau podem ser feitas de duas
formas:
Analítica: Acréscimo de um adjetivo: casa
pequena/grande, pé pequeno/grande
Sintética: Acréscimo de um sufixo:
casinha-casebre/, pezinho/pezão
Alguns sufixos utilizados na formação do grau
sintético:
Exemplos:
Grau diminutivo
|
Grau aumentativo
|
---|---|
-inho, -zinho, -ebre, -im, -acho, -ejo, -eta,
-ote...
|
-ona, -ázio, -aça, -az, -arra...
|
Ex.: amorzinho, riacho, lugarejo
|
Ex.: bocarra, copázio, mulherona
|
A variação de grau dos substantivos pode trazer
um efeito especial ao contexto. O diminutivo muitas vezes expressa
carinho, afeto, menosprezo...
Ex: Que gatinho lindo!; Que mulherzinha vulgar!.
Do mesmo modo o aumentativo.