sexta-feira, 19 de abril de 2013

Grau do Substantivo.


Este trabalho faz parte das atividades realizadas por mim no curso de 100hs de Tecnologias na Educação.
Plano de Aula.
Grau do Substantivo: Aumentativo e Diminutivo.
Autor: Glauscy Pablicia Farias de Souza
Modalidade/ Nível de Ensino: Ensino Fundamental/ Anos Iniciais.
Componente Curricular: Língua Portuguesa.
Tema: Gramática
Duração das atividades: 02 aulas.
Dados da Aula:
Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de :
  • Identificar e classificar os substantivos quanto o grau;
  • Reconhecer o emprego adequado de aumentativo e diminutivo nas diferentes situações da língua;
  • Resolver atividades utilizando palavras no aumentativo e diminutivo;
  • Conhecer os significados afetivos na utilização do aumentativo ou diminutivo.
  • Conhecer os significados afetivos na utilização do aumentativo ou do diminutivo;


Pŕe – requisitos dos alunos:

Ser alfabetizado.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1
Nesse poema há palavras escritas no diminutivo e no aumentativo permitindo o estudo do grau do substantivo.

Beijo, Beijinho, Beijão

Beijo, beijo, beijo, beijo,

Beijinho, beijão
Todo dia tem um beijo na televisão.
O galã beija a mocinha,
a netinha, o vovô.
A mamãe beija o bebê bem lá no popô.
Beijo, um beijo, também desejar.
Tem um beijo estalado,
o beijo tão bom.
Tem o beijo bitoquinha,
o beijo beijão.
Tem o beijo de cinema, o beijo de amor.
Tem o beijo do amigo, o beijo de dor.
Será que tem beijo ruim?
Não sei.
Mas também tem beijo bem bom.
Bem bom.
Beijo, beijo, beijoqueiro.
Beijo, beijo, beijo, beijo.
Beijo , beijar é tão bom.
...
Fonte: Cd. Carrosel, MANOELA, Larrisa. Beijo, beijinho, beijão. São Paulo: 2012.


2ª Atividade:
1 - Leitura e interpretação do texto. Após a leitura com os alunos, peça para analisar os versos para a interpretação do poema:
a) Qual mé o título do poema?
R= Beijo, beijinho, beijão
b) Segundo o poema o que tem todo dia na televisão?
R= Tem um beijo
c) Aonde a mamãe beija o bebê?
R= Lá no popô.
d) Analisando o poema quais palavras terminaram com “ão”?
R= Beijão,televisão, tão.
e) Das palavras que terminam em “ão”quais não estão no aumentativo?
R=Televisão e tão.
f) No poema existe uma pergunta . Qual é esta?
R= Será que tem beijo ruim.
g) Quais as palavras terminam em inho/inha?
R= Beijinho, mocinha,netinha e bitoquinha.
h) No poema o que quer dizer beijo bitoquinha?
R=Um pequeno beijo.

2 – Pinte de azul as palavras em diminutivo e vermelho as palavras encontradas no poema.

Beijo, Beijinho, Beijão

Beijo, beijo, beijo, beijo,

Beijinho, beijão
Todo dia tem um beijo na televisão.
O galã beija a mocinha,
a netinha, o vovô.
A mamãe beija o bebê bem lá no popô.
Beijo, um beijo, também desejar.
Tem um beijo estalado,
o beijo tão bom.
Tem o beijo bitoquinha,
o beijo beijão.
Tem o beijo de cinema, o beijo de amor.
Tem o beijo do amigo, o beijo de dor.
Será que tem beijo ruim?
Não sei.
Mas também tem beijo bem bom.
Bem bom.
Beijo, beijo, beijoqueiro.
Beijo, beijo, beijo, beijo.
Beijo , beijar é tão bom.
Conteúdo
Já sabemos que Substantivo é toda a palavra que designa ser, coisa ou substância.
Que ele pode ser simples e composto. Próprio e comum. Primitivo e derivado. Agora vamos estudar os graus.
Graus
É a possibilidade de indicar o tamanho do ser que nomeia.
Os substantivos podem estar em três graus:normal aumentativo diminutivo
As variações de grau podem ser feitas de duas formas:
Analítica: Acréscimo de um adjetivo: casa pequena/grande, pé pequeno/grande
Sintética: Acréscimo de um sufixo: casinha-casebre/, pezinho/pezão
Alguns sufixos utilizados na formação do grau sintético:
Exemplos:
Grau diminutivo
Grau aumentativo
-inho, -zinho, -ebre, -im, -acho, -ejo, -eta, -ote...
-ona, -ázio, -aça, -az, -arra...
Ex.: amorzinho, riacho, lugarejo
Ex.: bocarra, copázio, mulherona



A variação de grau dos substantivos pode trazer um efeito especial ao contexto. O diminutivo muitas vezes expressa carinho, afeto, menosprezo...
Ex: Que gatinho lindo!; Que mulherzinha vulgar!.
Do mesmo modo o aumentativo.
Ex: Filhão venha lanchar; Ele tem o maior narigão!


Música: Beijo, beijinho, beijão.


Atividade criativas.




 Se você quiser mais atividades é só visitar o blog  Misturinhas Educativas.



Aula no laboratório de Informática.

Professor(a) Para dar continuidade ao aprendizado leve os alunos ao laboratório de informática, para a atividade do site educar para crescer no jogo do grau do substantivo. Se quiser jogar é só clicar AQUI.

Aula do Grau do Substantivo: Aumentativo e Diminutivo.

Aula no laboratório de Informática com o 5º ano, turma 502 da Profª. Joseane Ferreira.